Ações que criam vínculos emocionais são caminho para fidelizar clientes no setor
O mercado de beleza no Brasil está em constante crescimento. A estimativa é que o nicho cresça US$ 4,72 bilhões até 2027, segundo pesquisa recente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
De olho nas tendências de consumo, nos segmentos de pele e cabelo, a Flora realizou um levantamento com a Opinion Box com mais de 1.000 brasileiros, que revelou os gastos desses consumidores com itens de cuidados pessoais. No estudo, 52% dos respondentes gastam no máximo R$100 por mês em produtos para cabelos, enquanto 34% desembolsam entre R$100 e R$200 reais no mesmo período.
Já falando de produtos específicos para o cuidado com a pele, o levantamento apontou que 38% dizem gastar até R$100 por mês. Detentora das marcas Francis, Neutrox, OX Cosméticos e Kolene, a Flora tem um portfólio com mais de 300 produtos que atende diferentes perfis quando o assunto é beleza.
Para Ligia Vulcano, head de marketing de cabelos da Flora, itens de encantamento no relacionamento com o consumidor podem ser explorados de diversas maneiras: pode ser um produto exclusivo e que tenha edição limitada, pode ser um kit presenteável, pode ser uma parceria exclusiva com alguma outra empresa, ou até mesmo um brinde que o consumidor leva ao realizar uma compra de determinado valor.
“Considerando que o gasto médio da maior parte da população é de até R$100 com itens para os cabelos, oferecer brindes exclusivos bem elaborados, como um bom nécessaire, por exemplo, ou fazer uma collab inédita, como nossa nova linha de OX em parceria com a Mari Maria, são ótimas opções para chamar a atenção dos consumidores e ajudar na decisão de compra”, comenta Ligia.
Quando o assunto é pele, de acordo com outra pesquisa da Flora pela Opinion Box com 525 pessoas, 14% dos consumidores escolhem um produto por ser de uma marca que já conhecem. Enquanto 46% buscam produtos por ter qualidade. Neste contexto, o time de P&D da companhia procura entendimento para agregar esses perfis de público e fidelizar seus clientes. “Em Francis, enxergamos uma oportunidade de trabalhar com item de edição limitada para os fãs da marca. Nós percebemos um aumento do engajamento dos nossos consumidores com a ideia de ganhar um kit exclusivo da marca, como a nossa collab de esmaltes perfumados”, conta David Pinski, head de marketing de Francis.
No último mês, Francis fechou uma parceria inédita com a Dailus, marca de cosméticos, para a produção de kits exclusivos de esmaltes com 8 cores que correspondem a nova linha Brasilidades. Com toque tropical, as essências olfativas dos sabonetes da linha partem das fragrâncias: Água de Coco, Capim Limão, Carambola, Manga Rosa, Graviola, Acerola, Amora e Lima Doce. Os esmaltes têm os mesmos nomes das fragrâncias.
Os kits fazem parte de uma ação exclusiva para presentear influenciadores e realizar ações especiais para clientes do e-commerce. Anualmente, a Flora investe aproximadamente R$10 milhões na área de P&D, com projetos de inovação, que envolvem lançamentos e relançamentos de produtos.
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