Embalagens
A Flora tem o compromisso de reduzir, reutilizar, reciclar e ser consciente com o uso de materiais na produção de embalagens, bem como de ampliar a viabilidade de uso ou reciclagem das embalagens prontas, a fim de promover o seu retorno à cadeia produtiva.
A embalagem representa um item de fundamental importância no processo de fabricação, já que responde pela proteção e seguridade dos produtos. Ao ser descartada, no entanto, gera resíduos que precisam ser destinados de forma ambientalmente correta. Por isso, a Flora mantém parcerias com programas de logística reversa como “Mãos pro Futuro”, que gera oportunidades de trabalho e renda para pessoas que têm seu sustento baseado na reciclagem, e EuReciclo, com OX Plants, para compensação ambiental das embalagens da linha.
Anualmente, monitoramos o nível de sustentabilidade de nossas embalagens por categoria e o percentual de materiais reciclados, recicláveis e não recicláveis utilizados, a fim de mapear o percentual de reciclabilidade em nossa cadeia de matérias-primas.
Nossas embalagens de detergente líquido, por exemplo, são fabricadas com resina PET reciclada pós-consumo há mais de 10 anos. Com essa iniciativa, reduzimos a utilização de matéria-prima virgem e incentivamos a economia circular.
As equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Flora desenvolvem as embalagens dentro dos padrões de Rotulagem Ambiental determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 16182). O regulamento padroniza os símbolos que informam consumidores sobre a destinação adequada das embalagens pós-consumo. Dessa forma, é possível separar, por exemplo, resíduos secos de úmidos, destinando-os para coleta seletiva e posterior triagem. Isso contribui para a melhoria contínua das cadeias de reciclagem dos diversos setores de materiais.